segunda-feira, 31 de maio de 2010

NARRATIVA ESCRITA E NARRATIVA FÍLMICA


A narrativa escrita é, como o próprio nome indica, a forma de transmitir uma ideia, de narrar um acontecimento através da escrita; por sua vez, a narrativa fílmica conta-nos uma história essencialmente através de imagens, ou de sequências de imagens (filme) que transmitem ao público uma ideia de forma mais explícita ou, pelo menos, imediata.

A publicidade, sendo constituida essencialmente por imagem, é um meio eficaz de transmissão de uma ideia ao seu público. Esta utiliza elementos que pretendem, na maior parte das vezes, persuadir o público a consumir um determinado produto. No entanto, o texto também é importante ao permitir conferir à imagem uma determinada significância, que de outro modo poderia ser ambígua ou pouco explícita.


São de salientar dois métodos de criação publicitária:

1) Check-lists:

- História da criação do Produto
- Métodos de produção do Produto
- Apresentação/design do produto
- Modo de acção do produto
- Efeito provocado pelo uso do produto


2) Exploração analógica:

Este processo divide-se em duas etapas:

1º Escolhe-se a mensagem principal que se pretende publicitar;

2º Escolhem-se analogias que decorrem dessa mesma característica principal.


O TAC desta semana tinha como objectivo a leitura de dois folhetos publicitários de dois produtos pré-estabelecidos pelos docentes: uma máquina fotográfica instantânea da Polaroid e um fato témico de surf da Rip-Curl.
O trabalho tinha como etapas a escolha de um dos produtos por parte dos alunos, a avaliação do método de criação publicitária que mais se adequa a cada um dos produtos e por fim a realização de um pequeno guião para um anúncio televisivo de um dos dois produtos.


O MEU TAC SOBRE NARRATIVA ESCRITA E NARRATIVA FÍLMICA

INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos a publicidade tem vindo a adquirir, através dos meios de comunicação, um poder inquestionável. O boom da publicidade deu-se por volta dos anos 50, altura em que os anúncios televisivos tinham uma influência significativa essencialmente nas donas de casa dos lares americanos da época.
Deparamo-nos diariamente com dezenas, centenas até, de anúncios publicitários na televisão, na rádio, nas ruas e na internet, por todo o mundo, inclusivé nos países menos desenvolvidos onde os hábitos de consumo típicos da sociedade ocidental actual não são tão intensos, mas também existem.
É frequente retermos uma imagem, um jingle, uma frase, um slogan de um anúncio publicitário, muitas das vezes sem nos apercebermos. Esse é o poder subjacente à publicidade que consegue transmitir a sua mensagem eficazmente: o de conseguir com que o público alvo capte e interiorize a sua mensagem, retendo uma memória (que pode ser visual, auditiva, táctil ou até olfactiva) do produto.
São diversos os métodos de abordagem e criação publicitárias. Na aula de PMI sobre Narrativa Escrita e Narrativa Fílmica leccionada pelo Dr. Paulo da Rosária no passado dia 11 de Maio, incidiu-se sobre os métodos checklist e analógico: na primeira existe uma abordagem de enumeração de características/funcionalidade/modo de funcionamento/história da criação/modo de funcionamento do produto; na segunda são utilizadas palavras que estabelecem uma analogia com o produto em causa, a abordagem é feita recorrendo a associações entre palavras e objectos.
Este trabalho tem como objectivo a análise de dois textos publicitários, associados às imagens respectivas dos produtos que pretendem vender.
O objectivo é avaliar qual dos métodos de criação publicitária supracitados (checklist ou analógico) se adequa ao produto e à sua estratégia de comunicação.


1. Escolha um dos produtos (máquina Polaroid 300 ou fato aquático Rip Curl H-Bomb). Leia com atenção as características do produto. Avaliando os métodos de criação em publicidade, pondere sobre qual dos métodos de criação publicitária citados se adequará ao seu produto e à sua estratégia de comunicação.

O produto por mim escolhido foi a máquina fotográfica Polaroid Pic-300.

O método de criação publicitária mais adequado a este produto é o checklist, como se pode constatar pela presença dos vários elementos característicos do método checklist no texto.

2. Para publicitar o produto de sua escolha, escreva um guião para um anúncio televisivo (com a ajuda do programa Celtx).

“Com a nova Polaroid Pic-300 tirar fotos é divertido! Com uma resolução ainda melhor e maior rapidez de impressão, as suas fotos impressas para oferecer à família ou aos amigos estão à distância de um click.
Polaroid - uma máquina para momentos únicos.”

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