quinta-feira, 29 de abril de 2010

PLANO SEMESTRAL DE TRABALHO - Introdução


Um dos objectivos principais da disciplina de PMI é promover junto dos alunos a importância da gestão do tempo no seu dia-a-dia, o planeamento prévio das suas tarefas diárias. Estes aspectos são fundamentais no sucesso de qualquer profissão, nomeadamente na Gestão.
Os alunos de PMI, como futuros gestores/economistas, devem estar conscientes da importância do planeamento das suas tarefas diárias como chave primordial para um bom aproveitamento do tempo que, por sua vez, lhes permitirá completarem todas as actividades a que se propôem ao longo da sua vida académica e profissional.
Este "exercício" nem sempre é fácil, na medida em que nem toda a gente tem uma predisposição natural para optimizar o seu tempo e organizar convenientemente as suas actividades; é necessário criar hábitos, disciplina, sistematizar esses hábitos mas por outro lado estar sempre receptivo a adaptá-los às circunstâncias do quotidiano, muitas vezes imprevistas.
O Plano Semestral de Trabalho apresenta-se, por isso, como uma ferramenta auxiliar nas actividades curriculares dos alunos de PMI, devendo ser acompanhado periodicamente por uma reflexão por parte dos mesmos. Esta reflexão deve incidir sobre vários pontos:
- estou ou não a cumprir todas as tarefas a que me destinei, ou apenas parte delas?
- o plano adequa-se, na prática, aos objectivos a que me propus ou é uma mera "utopia"? Por outras palavras, é o plano exequível?
- o número de horas previsto na realização de determinada tarefa ou gastas no estudo de determinada disciplina corresponde ao número de horas efectivamente gastas nessa tarefa?
- de que modo posso tornal este plano útil para a minha vida académica/profissional daqui em diante?

Haverá, concerteza, muitos outros aspectos que podem ser relevantes no âmbito deste plano, mas estes são os essenciais.

Outro aspecto a referir, é o das actividades extra-curriculares: os momentos de descontracção e lazer são indispensáveis no sucesso académico, pessoal ou profissional de qualquer indivíduo, pelo que é relevante que estes momentos sejam também incluidos pelos alunos nos seus planos.


O MEU PLANO SEMESTRAL DE TRABALHO

Quando iniciei a elaboração do meu PST no Excel resolvi, quase de imediato, dividi-lo por semanas, atribuindo cores a cada um dos tipos de actividades (por exemplo, verde para a disciplina de Direito Empresarial, rosa para PMI, vermelho para os testes, laranja para actividades extra-curriculares, etc) de modo a facilitar a leitura do mesmo.

Cada uma das folhas de excel, à qual corresponde uma semana lectiva, tem o aspecto da imagem. Todas as restantes semanas apresentam uma estrutura semelhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário