sexta-feira, 5 de março de 2010

Aula sobre crítica de imagem


Na lecture de PMI do dia 23 de Fevereiro, leccionada pelo Dr. Adriano Nazareth, foi feita uma abordagem à temática da fotografia sob a perspectiva da análise e crítica da imagem, e dos vários aspectos através dos quais esta nos pode transmitir a sua mensagem.
Toda a imagem pretende transmitir uma mensagem ou ideia, que podem estar mais ou menos implícita.
No decorrer da aula, o Dr. Adriano Nazareth apresentou aos alunos várias fotografias de três diferentes vertentes: instantâneas, artísticas e de investigação. Em cada uma delas, podiam identificar-se elementos predominantes que as caracterizavam e que ajudavam a transmitir a mensagem. Esses elementos vão desde os aspectos técnicos (como a cor, luminosidade, contraste, enquadramento...) aos aspectos artísticos relacionados com a interpretação subjectiva da imagem.
Um dos objectivos principais da aula foi dar aos alunos uma noção básica dos tópicos a ter em conta na análise e crítica de imagem. São eles:

1) Quem comunica?
2) Qual a mensagem?
3) Como? (qual a abordagem seguida/meios utilizados?)
4) Para quem? (público a que se destina)

Neste âmbito, foi proposto aos alunos que, no seguimento desta lecture, escolhessem uma imagem de entre um grupo de várias sugeridas e a analisassem à luz dos quatro tópicos acima mencionados.
Um aspecto importante desta análise, e de qualquer texto argumentativo, prende-se com as três dimensões da narrativa: o "logos" (lógica), o "ethos" (credibilidade) e o "pathos" (empatia; capacidade de persuasão). Os alunos foram alertados para a importância destas três dimensões para a coerência e coesão dos seus argumentos aquando da sua análise.


A MINHA CRÍTICA DE IMAGEM

De entre as imagens sugeridas para análise, a minha escolha recaiu sobre uma imagem de um anúncio publicitário dos cereais All Bran, da Kellog's.
De seguida, apresento a crítica de imagem por mim elaborada:


Nesta imagem está representado um anúncio de publicidade à gama de cereais All-Bran, da marca Kellog’s.
A Kellog’s é um multinacional fundada nos EUA em 1906 pelo empresário Will Keith Kellog juntamente com o seu irmão, John Harvey Kellog, e é actualmente uma das marcas de cereais e de produtos alimentícios derivados de cereais mais vendidas do mundo (rigor?).
Com esta imagem publicitária, a Kellog´s pretende incentivar os consumidores à compra de cereais All-Bran, utilizando para tal uma analogia bastante elucidativa: a de que a ingestão de uma taça de cereais All-Bran contém a quantidade de fibra equivalente à ingestão de dez fatias de pão integral. O propósito do consumo de cereais All-Bran – a ingestão de fibra - está, deste modo, bem patente na imagem.
Os elementos de imagem são simples e eficazes: as fatias de pão sobrepostas ao lado da embalagem de cereais transmitem eficazmente a mensagem ao consumidor menos informado; a razão da imagem ser a preto e branco prender-se-á possivelmente com facto de ser uma publicidade antiga, tendo em conta que a marca Kellog’s existe desde 1906. 1


Abaixo segue, a negrito, a avaliação feita pela Professora Eva Dias de Oliveira:


A mensagem foi compreendida, o texto refere as vantagens da ingestão das fibras sem explicar a razão. Pesquisa adicional ter-se-ia revelado útil para a fundamentação da mensagem. Não há referência a fontes bibliográficas. Explicitar o preto e branco da foto. O que pode fazer para melhorar?Nesta imagem está representado um anúncio de publicidade à gama de cereais All-Bran, da marca Kellog’s.
A Kellog’s é um multinacional fundada nos EUA em 1906 pelo empresário Will Keith Kellog juntamente com o seu irmão, John Harvey Kellog, e é actualmente uma das marcas de cereais e de produtos alimentícios derivados de cereais mais vendidas do mundo (rigor?).
Com esta imagem publicitária, a Kellog´s pretende incentivar os consumidores à compra de cereais All-Bran, utilizando para tal uma analogia bastante elucidativa: a de que a ingestão de uma taça de cereais All-Bran contém a quantidade de fibra equivalente à ingestão de dez fatias de pão integral. O propósito do consumo de cereais All-Bran – a ingestão de fibra - está, deste modo, bem patente na imagem. A ingestão de fibra é positiva? E para pessoas com problemas gastrointestinais? (ethos, pathos e o logos?)
Os elementos de imagem são simples e eficazes: as fatias de pão sobrepostas ao lado da embalagem de cereais transmitem eficazmente a mensagem ao consumidor menos informado; a razão da imagem ser a preto e branco prender-se-á possivelmente com facto de ser uma publicidade antiga, tendo em conta que a marca Kellog’s existe desde 1906. (Tem de verificar.)
Conteúdo: carga dramática; estética; composição
Forma: cor, técnica



Após uma comparação do texto original com o texto avaliado, são evidentes os aspectos que ficaram aquém daquilo que deveria estar patente no trabalho: a falta de pesquisa adicional que permitisse fundamentar as razões para a ingestão de fibra e como esta pode ser benéfica para organismo (importante seria também referir a existência de pessoas para as quais essa ingestão de fibras possa ser prejudicial e por essa razão, estas não estarão incluidas no público a que se destina este anúncio), e que suportasse os argumentos apresentados relativamente à mensagem que a marca pretende transmitir e aos aspectos técnicos da imagagem (forma, cor, técnica, e conteúdo).
Outro aspecto de grande relevância foi a ausência de referências bibliográficas, factor que terá sido em conta em posteriores trabalhos.















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